Resumo: Tipos de Radiação (alfa, beta, x e gama)







Olá pessoas!

Espero que todos estejam bem. Hoje vou falar de radiação X, gama, alfa e beta. Um pequeno resumo para que possamos entender melhor o que é cada uma. Tenham certeza que essa é matéria muito importante nos concurso, sempre tem uma questão a respeito. Então vamos lá!

Antes de tudo é bom entender o que é radiação e ela nada mais é do que a emissão e a propagação de energia de um ponto a outro. E este processo pode ocorrer através de alguns processos, bem como a emissão de partículas com energia cinética ou de fenômenos ondulatórios.

É importante identificarmos as características das radiações corpusculares e da eletromagnéticas para que possamos entender melhor sobre radiação x, gama, alfa e beta. Vamos lá.

RADIAÇÃO CORPUSCULAR

Este tipo de radiação possui massa e se caracteriza por uma energia com velocidade inferior à da luz. Essa energia se propaga através de partículas subatômicas. Elas se originam tanto em processos de desintegração nuclear como através de processos de fissão nuclear. Exemplos: raios alfa e beta.

RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA


Já a radiação eletromagnética, além de não possuir massa, possui caráter ondulatório (ondas com componentes elétricos e magnéticos), possui velocidade igual a da luz e sua energia vai depender, de maneira inversamente proporcional, do comprimento de onda. Exemplos: raios x e gama.

ONDE SE ORIGINAM AS RADIAÇÕES


Elas podem possui tanto origem nuclear (dentro do núcleo atômico), como atômica (camadas eletrônicas do átomo). Vejamos porque e como.

Origem Nuclear - origem no núcleo atômico, como é o caso das radiações alfa e beta, nêutrons e gama. Este tipo de radiação possui radioatividade e são chamadas RADIOATIVAS.

Origem atômica - se origina na eletrosfera atômica devido a transições eletrônicas e/ou colisões de partículas carregadas. Exemplo desse tipo de radiação é a X, luz visível, ultravioleta, dentre outras.




RADIAÇÃO X 

Trata-se de uma radiação produzida nos tubos de raios x que consiste num filamento que produz elétrons por emissão termiônica (catodo). Esses elétrons são acelerados por uma diferença de potencial, ou seja, kilovoltagem, até um alvo metálico (anodo) onde se colidem.

A radiação x não é radioativa, pois a produção de raios x cessa logo após o desligamento do tudo. Isso faz dela um gerador de radiação e não uma radiação radioativa.

RADIAÇÃO ALFA

Este tipo de radiação possui bastante energia cinética e é constituída por partículas anatômicas formadas por dois prótons e dois nêutrons de carga +2. Essas partículas (alfa) são emitidas por núcleos instáveis de elevada massa atômica e têm velocidade muito inferior a da luz (da ordem de um décimo da velocidade da luz).

Essas radiações possui o menor poder de penetração, porém, possuem uma alta taxa de ionização. Sobre isso é muito interessante saber que, para as camadas externas essa radiação não oferece muito perigo pois dificilmente consegue atravessar as primeiras camadas epiteliais.

Mas se forem inaladas ou ingeridas, podem causar danos significativos e a pessoa se torna uma fonte radioativa.

RADIAÇÃO BETA

Trata-se de uma partícula composta de um elétron ou pósitron emitida pelo núcleo em busca de sua estabilidade, quando um nêutron se transforma em próton ou um próton se transforma eu nêutron acompanhada de um neutrino.

A radiação beta possui velocidade quase igual a da luz e seu poder de penetração é muito baixo. Geralmente, pode ser detida com apenas uma folha de alumínio com 1mm de espessura.

RADIAÇÃO GAMA

Os raios gama são liberados quando um núcleo fica excitado (num estado de alta energia) após uma desintegração radioativa. A radiação gama é muito penetrante, ou seja, sua energia é capaz de atravessar grandes estruturas.

Os raios gama não possuem carga elétrica e são radiações eletromagnéticas. Possuem comprimento de onda curto e isso dá a característica de maior penetrabilidade. Outra característica da radiação gama é se propagar com a velocidade da luz.

Bom pessoal, por hoje é só. Qualquer dúvida ou sugestão, basta entrar em contato.


Abraços!


Fontes:

http://lief.if.ufrgs.br/~jader/radiacoes.pdf

Apostila "Física Aplicada à Radiologia I" - Professor Leoberto Lopes Brabo
Imagens: Bing









Próximo
« Anterior
Próximo
Next Post »
3 Comentar
avatar

Muito boa a sua iniciativa, pois essa parte de física da radiação é pouco explorada nos cursos técnicos mas é constantemente cobrada em concursos.

Balas
avatar

Paulo,

Fico feliz que tenha gostado e concordo com você: esse é um assunto muito cobrado em concursos e que geralmente as pessoas não ligam.

Abraços!

Balas
avatar

Boa noite !
Quando foi publicada os tipos de radiações ?

Balas