Radiologia: por que tanto desânimo nesta área?

Técnico em radiologia
Olá colegas de profissão!

Além da radiologia, escrever é uma paixão que tenho! Digo até mesmo que é também meu ofício. Então, quero aproveitar a oportunidade deste espaço e a minha paixão pela escrita para compartilhar com vocês algumas coisas a respeito da nossa profissão (o mesmo vale para os futuros técnicos e tecnólogos).

Apesar de ter terminado o curso em 2011, somente agora em 2013 comecei a exercer a radiologia como profissão. Graças a Deus fui aprovada em um concurso e estou trabalhando com raios-x em uma Unidade de Pronto Atendimento de Belo Horizonte. O assunto que vou abordar (e talvez muitos dos outros que virão), são baseados nas minhas próprias percepções enquanto profissional, principalmente da rede pública de saúde.

E hoje resolvi falar sobre uma coisa que vejo muito, seja nas comunidades do Facebook, seja entre colegas ou até mesmo quando me recordo dos tempos de sala de aula. Sabe o que é?

Estou falando do desânimo!

É tanto pessimismo, que se eu tivesse dado ouvidos a todas as opiniões teria desistido ainda no primeiro período. As pessoas dizem que o salário é baixo, que o mercado é fechado, que é arriscado, e isso e aquilo. Tudo bem que não é nenhum mar de rosas, mas me digam qual profissão é maravilhosa? Nem mesmo a medicina é! E olha que antigamente ser médico e advogado era comprar passaporte para o paraíso. Só que hoje em dia, pessoal, isso não existe mais.

Toda profissão é difícil e sabe porque? Porque aumentou o ingresso de pessoas nas universidades e cursos profissionalizantes! Porque hoje em dia as pessoas querem se aprimorar, estudar e batalhar por “um lugar ao sol”. E essas pessoas estão tomando o espaço daqueles que simplesmente se acomodam. O que está aí para dificultar não é a profissão ou o mercado em si, mas a concorrência. Para os bons sempre haverá espaço! Para quem não desiste, há sim saída.

Realmente nosso salário poderia ser melhor e os nossos direitos serem respeitados. Com certeza o mercado poderia ser melhor se não houvessem profissionais com três e até mesmo quatro empregos. Não resta dúvidas que os riscos existem, mas já iniciamos o curso sabendo disso. Então, se pararmos para analisar não é a profissão em si que é ruim, mas a forma como algumas coisas são conduzidas. Se o governo e os empregadores não fazem o papel deles e nós ainda ficamos parados, surdos e mudos diante disso, de quem é a culpa?

Cabe a cada profissional a responsabilidade de fazer essa profissão ser respeitada. E como se faz isso? Se melhorando como profissional; utilizando a radiologia com respeito e da maneira correta; se impondo diante daqueles que querem desmoralizar o papel do técnico/ tecnólogo. Resumindo: quem faz a profissão é cada um de nós e se hoje você só escuta reclamações a respeito dela (principalmente vindo de profissionais que já atuam na área) é porque eles mesmos não fazem nada pra mudar isso.

Vamos pensar nisso e se preciso até mesmo mudar alguns comportamentos viciosos que temos!

E aos estudantes, não desanimem! Se querem realmente ser profissionais da radiologia, sejam o melhor que puderem ser. Tenho certeza que cada um encontrará um “espaço ao sol


Abraços e até mais!



Próximo
« Anterior
Próximo
Next Post »
0 Comentar