Passar em concursos públicos é o sonho de todo estudante, seja técnico ou tecnólogo. Na verdade, isso acontece porque o mercado está ficando cada vez menor e está longe de ser a "maravilha” que era antigamente. Lembro-me, há alguns anos, comentários de que a área de radiologia era muito boa e um dos motivos mais frequentes era justamente por ter um bom mercado e emprego “sobrando”.
Acontece que hoje a coisa mudou de figura e o que vemos é um grande número de formados entanto as vagas estão cada vez mais raras. Por isso a maioria das pessoas vêem na aprovação em um concurso a tão sonhada “vaga na área”. Falo por experiência própria, afinal, passei pela mesma ânsia de ser aprovada e ter uma vaga no serviço público. Eu consegui e espero que vocês também consigam.
Para passar em concursos, seja qual for a área, é necessário muito estudo. Isso é óbvio, vocês devem pensar. Porém, existe um outro requisito muito importante: o controle emocional. Ele é capaz de colocar tudo a perder e não são poucos os casos de pessoas que na hora da prova esquecem tudo que estudaram por nervosismo e ansiedade. Infelizmente isso é comum. Por isso, ao decidir prestar concurso e iniciar os estudos, é bom começar a pensar sobre o assunto e iniciar também uma preparação emocional. Abaixo selecionei umas dicas que acredito serem úteis:
- Esqueça a concorrência e faça a sua parte, ou seja, estude;
- Tenha horários de descanso e de lazer (por quê não?);
- Vá devagar e estude uma coisa de cada vez, mas com disciplina;
- Exercite a autoestima e o positivismo. Experimente acreditar que tudo dará certo e estude com entusiasmo;
- No dia da prova beba bastante água, saia de casa com antecedência e tenha uma boa noite de sono;
- E uma dica pessoal: não estude minutos antes da prova. Sempre evitei, pois na minha opinião isso acaba gerando mais ansiedade e estresse.
Bom, o importante é manter a calma acima de tudo e não se cobrar demais. Faça sua parte e tudo dará certo!
0 Comentar